terça-feira, 16 de novembro de 2010

Espírito de porco é pinto

Pior que ser espírito de porco é ser pobre de espírito. Sim, porque tem espírito pra tudo, vamos combinar. Uma pessoa com 'espírito de porco' é uma pessoa ranzinza cujo prazer encontra-se em complicar situações ou em causar constrangimentos. Esse a gente já está careca de conhecer. Não muito longe dessa categoria e tão irritante quanto, encontramos uma ramificação: a categoria dos ‘pobre de espírito’. Aqui temos aquele camarada oco, sem futuro, sem aspirações na vida, que não vai te acrescentar nada, ou pior, pode inclusive te meter numa furada. Enfim, um zero a esquerda, conhece? Só não confunda com ser economicamente pobre. Aí já é outra história.

Tive um namorado que era assim e por mais que eu quisesse melhorá-lo aquele era um caso perdido. Eu sempre fui uma garota inteligente, tirava boas notas, nunca fui rica, mas sempre convivi no meio de pessoas antenadas, alternativas e bem artísticas o que com certeza é uma injeção cultural na vida de uma pessoa. Sempre sonhei em me formar e ser alguém na vida. Sempre quis ter uma família, filhos e um cachorro. Nunca sonhei em ser dona de casa. Note a diferença.

Acho que sou fruto da geração do “faça você mesmo”, do “não dependa do seu marido”, da cozinha americana, da mulher independente e nada dessa história de avental e panquecas (a não ser que seja por hobby). Não, não vou tirar o sutiã e queimar o coitado. Meu feminismo não chega a esse ponto e, além do mais, gosto bastante dos meus sutiãs para fazer tal coisa.

Tudo isso é apenas pra dizer o seguinte: por mais valorosos e racionais que sejam os princípios, estes sempre vão para o brejo quando nos encantamos por um belo par de ombros largos. Pois bem, o fulano era do tipo cujo maior interesse era a academia e quantos centímetros o seu braço “crescia” por semana. Desses que tudo é um pretexto para tirar a camisa e andar por aí desfilando seus músculos. A faculdade ele largou. O trabalho era daquele meio sem futuro só porque os pais dele já estavam pegando no pé. Eu sinceramente não sei onde devia estar com a cabeça quando me joguei nessa relação. Vai ver é isso: me joguei foi com a cabeça mesmo e a pancada de tão forte me impediu o raciocínio. Numa relação dessas vale a lei do mais fundo. Ao invés de você influenciar o parceiro a crescer e ser alguém na vida, quem está por baixo é que te influencia e te leva pro fundo do buraco junto com ele. Dito e feito.

Os sintomas são simples. Logo você vai começar a pensar pequeno, a se contentar com pouco, vai deixar a faculdade meio de lado e contanto que vocês tenham um cantinho pra morar (o ninho do amor) com um lugar para fazer churrasco no domingo (ele adora churrasco), então tá bom. Mais um pouquinho você vai estar em casa fazendo um almoço gostoso, e passando as cuecas dele (por livre e espontânea vontade) enquanto ele vai jogar bola e tomar uma cerveja com os amigos. É quase tão alegre quanto brincar de casinha.

Às vezes ele reclama por que você está bonita e arrumada demais para sair com ele. E você acha bonitinho o ciúme. Com o tempo ele começa a ficar meio careca e levemente barrigudo. E fazer a barba para quê se é muito chato?

Já você vai estar em casa no sábado, passando, cozinhando e cuidando das crianças enquanto ele só vai chegar em casa às 4 da manhã cheirando a álcool. Nas conversas com sua família nos almoços de domingo ele não sabe falar sobre nada que seja mais interessante que futebol. E você?! Você já nem sabe mais qual foi a última vez que leu um bom livro. Suas expectativas beiram o zero e é triste dizer: seu espírito também empobreceu.

Calma, isso tudo não aconteceu comigo. Mas poderia ter acontecido se eu não pulasse fora antes que fosse tarde demais. E nesse caso vale o ditado “antes tarde do que nunca”.

Têm coisas que simplesmente não mudam. A conversa dele continua igualmente desinteressante. E até hoje ele ainda bate na minha porta às 4 da manhã cheirando a álcool e me pedindo para voltar. Talvez seja porque ele percebeu que eu sou bonita demais para sair com ele. E, enquanto isso, a mulher dele está em casa no sábado. Passando, cozinhando, cuidando das crianças...

Nenhum comentário: