quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Amantes


Ser ou ter um amante é um assunto que costuma gerar muita polêmica e é pouco debatido sem falsos moralismos. As pessoas costumam julgar e atirar pedras naquela pessoa que é tida como a "destruidora de lares", independente do sexo. Mas será que o outro é o único culpado? Ou será que não existe culpa numa situação dessas, mas só um fato ocorrido? A questão é que nem todos  os seres humanos convivem bem com a monogamia.

Vejo muitas pessoas traindo esposas e mesmo namoradas por mero prazer. Eu me pergunto: pra quê se comprometer? Se sente desejo por outras pessoas, se tem falta da vida de solteiro, se quer experimentar outras sensações, se quer viver aventuras, pra que diabos se prender a alguém? Aí a pessoa responde que ama a outra. Entretanto, se o companheiro(a) descobrir que está sendo traído, normalmente vai terminar o relacionamento. Isso pra mim não é uma questão de traição. Até porquê, cada um age de acordo com a sua consciência. Mas é uma questão de falta de lealdade. Lealdade sim, porque você deixa de pensar no outro e só age de acordo com os seus princípios egoístas. Se não está satisfeito com aquela pessoa, por que não a deixa pra ela encontrar alguém que a faça feliz e que a coloque num lugar melhor do que você a coloca? 

Existem outros casos, obviamente. Existem casos em que o cônjuge já não tem o mesmo entusiasmo dos tempos iniciais. Aí a pessoa se esforça pra fazer aquele relacionamento dar certo e o outro nada...até entendo que se traia. Mas antes disso, se pergunte: por que eu quero estar com alguém que não demonstra a mínima vontade de estar comigo? Mas não...as pessoas têm a mania de se manter estáveis naquela situação e ainda envolverem uma terceira na história - terceira essa que também tem suas vontades e poderia assumir um lugar muito mais especial na vida do outro. Há também o medo de se arrepender. Se arrepender do quê, cara pálida? Se aquela inicial não estava te dando a mínima, o que te leva a pensar que ela vai mudar depois? Vai ser a mesma coisa de antes. Sustos não mudam ninguém.

Enfim, acho que essa questão de confiança, relacionamento e monogamia deveria ser muito bem conversado. Não acho que uma traição seja motivo pra terminar um namoro ou um casamento. As pessoas também fraquejam. E ainda existem aqueles caçadores de aliança: pessoas que não podem ver um anel no dedo de um comprometido que parece que ficam loucos...querem porque querem aquela pessoa...e ninguém é de ferro, né? Eu bato palmas pra alguém que consegue resistir às tentações por respeito ao seu amor. Essa é uma grande prova de lealdade e honestidade para com o outro e para com os seus próprios sentimentos.